Produções

Pensamento Computacional

O objetivo deste módulo é cobrir as habilidades EM13MAT315 e EM13MAT405 da BNCC, que trazem elementos ligados ao Pensamento Computacional para o currículo regular da Matemática, dando especial ênfase à criação e discussão de algoritmos em linguagens de programação.

Para isso, propomos uma visão de pensamento computacional para professores de matemática baseada em dois movimentos. O primeiro se baseia em discutir problemas matemáticos sob o ponto de vista computacional, colocando os processos de resolução de um problema como objeto de interesse em sala de aula. O segundo se baseia em utilizar algoritmos como ferramentas na resolução e extensão de problemas matemáticos (Reis et al, 2021).

Para atender a estes dois movimentos, o módulo foi originalmente dividido em duas partes, uma para cada movimento. Entretanto, após a conclusão da primeira versão completa, ficou claro que a primeira parte já contemplava de forma satisfatória as duas habilidades da BNCC e que o pacote completo seria muito longo para uso dentro do currículo comum. Portanto, decidimos focar na primeira parte e deixar a segunda para um material que será redesenhado para um encaixe melhor nos itinerários formativos.

Se você tem interesse no material, como um leitor crítico ou usuário entusiasta, há uma versão completa e revisada já disponível abaixo. Além disso, algumas das atividades já estão disponíveis em formato avulso.

Por fim, o autor deste módulo mantém um site com materiais adicionais sobre cada uma das atividades presentes no módulo: mais.mat.br/pensamentocomputacional/. Esses materiais incluem algoritmos em mais de uma linguagem de programação, propostas de atividades similares, comentários sobre aspectos computacionais, etc.

O Livro de Pensamento Computacional está disponível para Download em PDF:

1. Pensamento Computacional – Versão do Professor (Atualizado em 21 de dezembro de 2020.)

2. Pensamento Computacional – Versão do Aluno (Atualizado em 21 de dezembro de 2020.)

O livro de Pensamento Computacional aborda as seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

  • (EM13MAT315) Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • (EM13MAT405) Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.