Produções

Pensamento Computacional

O objetivo deste módulo é cobrir as habilidades EM13MAT315 e EM13MAT405 da BNCC, que trazem elementos ligados ao Pensamento Computacional para o currículo regular da Matemática, dando especial ênfase à criação e discussão de algoritmos.

Para isso, propomos uma visão de pensamento computacional para professores de matemática baseada em dois movimentos. O primeiro se baseia em discutir problemas matemáticos sob o ponto de vista computacional, colocando os processos de resolução de um problema como objeto de interesse em sala de aula. O segundo se baseia em utilizar algoritmos como ferramentas na resolução e extensão de problemas matemáticos. Essas ideias foram desenvolvidas na palestra abaixo, oferecida pelo autor do módulo, Dr. Leonardo Barichello.

Para atender a estes dois movimentos, o módulo foi dividido em duas partes, uma para cada movimento. Mais detalhes sobre o processo de desenvolvimento e de algumas das decisões tomadas ao longo deste processo, o autor criou um videolog que pode ser acompanhado em youtube.com/playlist?list=PL2z-7nkZNy7sP5T1Wh8VmFdknJXIdPGC4.

Nesse momento, as duas partes já foram desenvolvidas, passaram por revisão interna e estão em fase de finalização.

Se você tem interesse no material, como um leitor crítico ou usuário entusiasta, algumas das atividades já estão disponíveis em formato avulso e você pode entrar em contato com o autor por e-mail (leobar@unicamp.br).

O Livro de Pensamento Computacional está disponíveis para Download em PDF:

1. Pensamento Computacional – Versão do Professor (Atualizado em 21 de dezembro de 2020.)

2. Pensamento Computacional – Versão do Aluno (Atualizado em 21 de dezembro de 2020.)

O livro de Pensamento Computacional aborda as seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

  • (EM13MAT315) Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • (EM13MAT405) Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Acompanhe o progresso da produção: