Produções

Estatística e Probabilidade

     A Estatística está presente no mundo contemporâneo e chega a nós em todos os meios de comunicação. Diariamente temos contato com resultados de pesquisas científicas das mais diversas áreas do conhecimento como: Medicina, Economia, Política, Direito, Psicologia, Engenharia, Educação, entre outras. Os resultados dessas pesquisas orientam decisões em nossas vidas pessoais e profissionais e permitem-nos exercer nossas responsabilidades como cidadãos. Um conhecimento básico de Estatística é fundamental na formação do cidadão para que este possa, de forma competente, apreciar e criticar argumentos baseados em dados e fazer escolhas na presença de incerteza.

    O livro de Estatística e Probabilidade, contendo três capítulos aborda no seu primeiro capítulo especificidades do pensamento estatístico a partir de problemas. No segundo capítulo, o livro aborda as medidas resumo (posição e dispersão) que correspondem a uma síntese do conjunto de dados observados. No terceiro capítulo, de Probabilidade, o livro apresenta diferentes interpretações de probabilidade e uma definição matemática de probabilidade.

 

Capítulos do Livro de Estatística e Probabilidade disponíveis para Download em PDF:

1. A natureza da Estatística

2. Medidas de posição e dispersão

3. Probabilidade

Veja também os capítulos em HTML na plataforma de elaboração da coleção!

O livro de Estatística e Probabilidade aborda as seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

  • (EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
  • (EM13MAT106) Identificar situações da vida cotidiana nas quais seja necessário fazer escolhas levando-se em conta os riscos probabilísticos (usar este ou aquele método contraceptivo, optar por um tratamento médico em detrimento de outro etc.).
  • (EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
  • (EM13MAT311) Identificar e descrever o espaço amostral de eventos aleatórios, realizando contagem das possibilidades, para resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo da probabilidade.
  • (EM13MAT312) Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de probabilidade de eventos em experimentos aleatórios sucessivos.
  • (EM13MAT316) Resolver e elaborar problemas, em diferentes contextos, que envolvem cálculo e interpretação das medidas de tendência central (média, moda, mediana) e das medidas de dispersão (amplitude, variância e desvio padrão).
  • (EM13MAT406) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.
  • (EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.
  • (EM13MAT510) Investigar conjuntos de dados relativos ao comportamento de duas variáveis numéricas, usando ou não tecnologias da informação, e, quando apropriado, levar em conta a variação e utilizar uma reta para descrever a relação observada.
  • (EM13MAT511) Reconhecer a existência de diferentes tipos de espaços amostrais, discretos ou não, e de eventos, equiprováveis ou não, e investigar implicações no cálculo de probabilidades.

Acompanhe o progresso da produção:

PAPMEM – Janeiro de 2019 – Noções de Estatística