Produções

Educação Financeira

Material em desenvolvimento!

 

       Vivemos diariamente situações financeiras e econômicas que envolvem consumo, crédito, poupança, investimento, proteção e risco, nas quais os nossos desejos, preferências, análises, princípios, valores e escolhas estão presentes e conectados. Do orçamento financeiro pessoal/familiar aos nossos padrões de consumo; das compras pelos aplicativos às discussões sobre questões demográficas e previdenciárias; das escolhas por produtos sustentáveis ou mais baratos à forma como escolhemos o combustível do automóvel; das nossas decisões sobre onde vamos passar as férias aos planos e estratégias para realizar determinados sonhos, a Educação Financeira abordada nessa Unidade do Livro Aberto abordada será um convite à reflexão sobre situações do dia a dia na busca pelo exercício crítico da cidadania, integrando aspectos matemáticos (em especial da matemática financeira) e não matemáticos (dentre eles os sociais, comportamentais, e ambientais – em especial da psicologia econômica e da sustentabilidade. Esse texto foi desenvolvido a partir de conexões entre as habilidades da BNCC e algumas habilidades financeiras, e o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, visando uma parceria entre conhecimento e comportamento por meio da produção de ambientes de educação financeira escolar.

 

O livro de Educação Financeira abordará as seguintes habilidades, entre habilidades da Base Nacional Comum Curricular e complementares:

  • (EM13MAT101) Interpretar situações econômicas, sociais e das Ciências da Natureza, que envolvem a variação de duas grandezas, pela análise dos gráficos das funções, representadas e das taxas de variação com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • (EM13MAT104) Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica, tais como índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros, investigando os processos de cálculo desses números.
  • (EM13MAT203) Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
  • (EM13MAT303) Interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, por meio de representações gráficas ou análise de planilhas, destacando o crescimento linear ou exponencial de cada caso.
  • (EM13MAT305) Resolver e elaborar problemas com funções logarítmicas nos quais é necessário compreender e interpretar a variação das grandezas envolvidas, em contextos variados, incluindo os da Matemática Financeira, entre outros.
  • (EM13MAT405) Reconhecer funções definidas por uma ou mais sentenças (como a tabela do Imposto de Renda, contas de luz, água, gás etc.), em suas representações algébrica e gráfica, convertendo essas representações de uma para outra e identificando domínios de validade, imagem, crescimento e decrescimento.
  • (EM13MAT503) Investigar pontos de máximo ou de mínimo de funções quadráticas em contextos da Matemática Financeira ou da Cinemática, entre outros.
  • (EM13MAT507/508) Identificar e associar PA a funções afins de domínios discretos, e PG a funções exponenciais de domínios discreto, para análise de propriedades, incluindo dedução de algumas fórmulas e resolução de problemas.

Além dessas, também abordará as seguintes habilidades:

  • (EM13LA) Construir modelos matemáticos baseados em funções (afins, exponenciais),  sequências numéricas (PA e PG), e probabilidade (incluindo probabilidade condicional e esperança) para compreender, analisar, fazer julgamentos e tomar decisões fundamentais diante de demandas de consumo ou outros contextos econômico-financeiros.
  • (EM13LA) Construir orçamentos e planejamentos financeiros para orientar ações de consumo e alocação de recursos tais como investimento, proteção, previdência, doações, ações sociais, dentre outras.
  • (EM13LA)  Desenvolver uma leitura crítica das informações financeiras veiculadas na sociedade, estabelecendo relações entre os aspectos matemáticos e não  matemáticos (sociais, políticos, ambientais e comportamentais), incluindo as  possíveis consequências das escolhas e atitudes em nível, local, regional e global.

Acompanhe o progresso de elaboração: