Produções

A Matemática nas Ciências Sociais e da Natureza

Material em desenvolvimento!

       Nesta unidade temática propomos estudar situações do mundo real a partir de dados públicos, em especial aqueles relacionados a questões socioeconômicas, às desigualdades, à sustentabilidade, etc. O enfoque interpretativo será dado a partir da utilização de ferramentas e métodos matemáticos, tais como a criação e interpretação de índices, gráficos e tabelas. No entanto, tendo em vista a transdisciplinaridade dos temas, entendemos que discuti-los apenas matematicamente é insuficiente. Desta forma, a nossa abordagem didática incentiva o trabalho com outros professores e profissionais, mobilizando assim diversos conhecimentos específicos em favor da análise ampla de tais questões.

Já está disponível o primeiro capítulo do livro A Matemática nas Ciências Sociais e da Natureza para download em PDF:

1. Unidades de medida e ordens de grandeza(Este capítulo está em fase de revisão. Se encontrar algo que pode ser melhorado, deixe-nos saber!)

Veja também este e outros capítulos em HTML na plataforma de elaboração da coleção!

O livro de  Matemática nas Ciências Sociais e da Natureza aborda as seguintes habilidades da BNCC:

  • (EM13MAT103) Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos.
  • (EM13MAT313) Utilizar, quando necessário, a notação científica para expressar uma medida, compreendendo as noções de algarismos significativos e algarismos duvidosos, e reconhecendo que toda medida é inevitavelmente acompanhada de erro.
  • (EM13MAT314) Resolver e elaborar problemas que envolvem grandezas determinadas pela razão ou pelo produto de outras (velocidade, densidade demográfica, energia elétrica etc.).

As demais habilidades que estão em produção são:

  • (EM13MAT101) Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • (EM13MAT104) Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos.

Acompanhe o progresso da produção: