O Projeto

Sobre nós

        O Esforço para produzir livros didáticos de Matemática com licença aberta começou em 2016, com a elaboração do material de Frações para o ensino fundamental I. Desde então, novos elaboradores acreditaram e juntaram-se ao projeto para alcançarmos novos níveis e novos livros. Hoje, possuímos diversos capítulos escritos e outros 6 livros em produção. Tudo isso a partir de um trabalho colaborativo envolvendo matemáticos, professores universitários e professores da Educação Básica.

       Um princípio fundamental desta iniciativa é que sua produção configure uma proposta pedagógica ancorada e acompanhada por pesquisa científica em Ensino de Matemática. O projeto tem também compromisso com a formação e o desenvolvimento profissional de professores. Em particular, pela composição característica da equipe, destaca-se o entendimento do potencial do projeto para enfrentar um reconhecido desafio: estreitar o diálogo entre a realidade e as demandas próprias da prática docente e a formação acadêmica do professor. Leia mais a respeito. Você também pode sugerir alterações no texto do projeto pelo Github.

        O Livro Aberto de Matemática é um projeto da OBMEP/IMPA, desenvolvido pela Associação Livro Aberto com o financiamento da Fundação Itaú Social e contou, também, com apoio das seguintes instituições: UNIRIO, UFF, Pibid/UFF, UFRJ, CP2 e Secretaria de Educação de Mesquita e Angras dos Reis.

Produzir recursos educacionais abertos de forma a conectar a pesquisa científica com a prática docente.

Valores

Apoie você também esta iniciativa!

Contribua com nosso projeto! A comunidade pode apoiar esta iniciativa de diversas formas, aplicando os recursos em suas aulas, enviando sugestões, correções e comentários. E, também, pela nossa página no Catarse! Acesse, cadastre-se e colabore!